ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 3-1


Poster (Painel)
3-1DESEMPENHO DE MALDI-TOF E TÉCNICAS FENOTÍPICAS NA IDENTIFICAÇÃO DE BACILOS GRAM-NEGATIVOS NÃO FERMENTADORES ISOLADOS DE PROCESSO DE BIODEGRADAÇÃO
Autores:Sant' Anna, D.A.S. (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; LEVY, C.E. (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Carvalho Filho, E. B. (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas)

Resumo

INTRODUÇÃO: A técnica de MALDI-TOF (Matrix-Assited Laser Desorption Ionization Time-of-Flight), tem se mostrado adequada na identificação bacteriana, ao avaliar a massa de ácidos nucléicos ou proteínas das mesmas, sendo rápida e confiável. Este estudo avalia o desempenho de MALDI-TOF e técnicas bioquímicas convencionais (manual e VITEK-2) na identificação de bacilos Gram-negativos não-fermentadores (BGN-NF) isolados em processo de biodegradação. MATERIAIS E MÉTODOS: O desempenho da análise fenotípica Manual e VITEK-2 (BioMérieux, Marcy-l'Etoile, France) foi comparado com MALDI-TOF (BD Diagnostics/ Bruker Daltonics, Bremen, Germany) na identificação de 90 BGN-NF ambientais, procedentes de lodo de esgoto antes e após tratamento por biodegradação e após aplicação em solo como condicionante para produções agrícolas. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: Identificação em nível espécie: Manual: 76 (84,4%); VITEK-2: 59 (65,5%); MALDI-TOF: 30 (33,3%). Identificação em nível gênero apenas: Manual: 7 (7,7%); VITEK-2: zero; MALDI-TOF: 36 (40%). Concordância entre as três técnicas (Manual, VITEK-2 e MALDI-TOF): baixos valores para espécie e gênero, 18 (20%) e 22 (24,4%), respectivamente, e maior número de resultados discordantes, 50 (55,5%). Comparação Manual e VITEK-2: maior quantidade de amostras concordantes em espécie, 38 (42,2%); para apenas gênero, 12 (13,3%) e discordantes/ inconclusivas, 40 (44,4%). Concordância Manual e MALDI-TOF: concordância para espécie e apenas gênero, 21 (23,3%) e 25 (27,7%), respectivamente e maior número de análises discordantes, 44 (48,8%). Comparação VITEK-2 e MALDI-TOF: menores valores de concordância para espécie, 20 (22,2%), maior número de concordância para nível gênero, 36 (40%), e discordantes/ inconclusivos, 34 (37,7). Comparação dos níveis de resultados VITEK-2 com a classificação de confiabilidade MALDI-TOF: pode-se constatar que as amostras em desacordo entre VITEK-2 e MALDI-TOF apresentaram seus resultados, em MALDI-TOF, abaixo do limite de confiabilidade, sendo classificados como "baixa confiabilidade" pelo mesmo. CONCLUSÃO: A baixa concordância entre os métodos tradicionais e MALDI-TOF evidencia a dificuldade em identificar esse grupo de bactérias não-fermentadoras ambientais. A situação pode ser justificada pela dificuldade enfrentada pelas técnicas fenotípicas convencionais ao se trabalhar com BGN-NF e a consequente escassez de informações sobre os mesmos, voltadas principalmente para estudos clínicos. Os resultados obtidos por MALDI-TOF, que é uma técnica recente, nestas amostras necessitam confirmação, sendo necessárias análises mais específicas, como o sequenciamento genético, para avaliar divergências e confirmar resultados. Agência de fomento: CAPES.


Palavras-chave:  bacilos Gram-negativos não fermentadores, biodegragação, MALDI-TOF, VITEK